terça-feira, 28 de março de 2023
Notícia de jornal impresso: ATAQUE DE TUBARÕES NA PRAIA DE PERNAMBUCO
Em uma tarde de Domingo 3 horas e meia da tarde um adolescente de 14 anos foi atacado
Por um tubarão branco de apernas 2 metros e meio no litoral na praia de pernambuco.
O adolescente estava surfando quando foi atacado por um tubarão, o tubarão pensou que a prancha era algum tipo de peixe, os pescadores já foram atrás do tubarão, a mãe desse jovem disse que a perna dele teve que ser amputada , por causa das mordidas cuja a força da mordida quebrou os ossos da perna do jovem os moradores disseram que essa não foi a primeira vez que tubarões atacam perto da margem , pois a um mês atrás uma criança foi morta por tubarões muito agressivos .
Com isso a área foi contida com faixas demarcando a área para o banho, até localizarem o tubarão eles estavam proibidos de ir mais longe do que a demarcação. As ocorrências de tubarão não foram aumentando, por causa de barcos pesqueiros que estavam atrás de peixes e se encontrassem o tubarão iriam levá-lo ao litoral, para o animal ser examinado para ver o que ele havia comido nas últimas horas.
Com isso o adolescente segue se recuperando no hospital, e sua mãe foi para a delegacia para se informar se o tubarão havia sido capturado, mas o que ela ouviu fez ela colocar uma permissão para a caça do peixe.
Depois disso os especialistas dizem ter visto mais tubarões por essas áreas atrás de peixes por conta que seus habitats estão comprometidos pelo período de pesca, e por isso eles estão saindo de seus habitats naturais a procura de comida.
HT23: vírus transmitido pelo tucumã
O surgimento do vírus de um novo vírus que se espalhou de maneira muito rápida no estado do AMAZONAS causa mortes e muitas internações.
O vírus vem de uma fruta muito conhecida da região, o “tucumã’’. Ele causa manchas, febre e dores musculares e pode levar à morte se a pessoa estiver contaminada por alguma outra doença no corpo.
Fotos do vírus e das manchas em pessoa que comeu tucumã contaminado.
Por que o nome ‘’HT23’’?....’’H’’ foi dado por conta do nome do parasita que está na fruta ‘’Horus’’, ‘’T’’ foi dado por conta do vírus está na fruta ‘’tucumã’’, ‘’23’’ foi dado pelo fato de ter surgido em 2023.
“Esse vírus se espalhou de forma muito rápida na região, por conta da fruta ser muito consumida pelos moradores, o vírus é transmitido por um parasita que está na fruta, que não é visível, nesse caso não dá para saber a sua fruta está contaminada, então o vírus ainda está sendo muito transmitido”, explica o especialista responsável pelo estudo desse vírus.
O vírus foi descoberto no dia 12/03/23 no laboratório LPM, laboratório de pesquisa de MANAUS. O laboratório segue em uma pesquisa para achar uma forma de não se transmitir de maneira muito rápida.
*Notícia elaborada pelo grupo com base em matéria do site www.notíciasAM.com
Assinar:
Postagens (Atom)